sábado, 30 de junho de 2007

Mestres Kamikazes : Tex Avery











Coé cambada!!! Enfim consegui ter tempo pra retornar ao Mishirika após vários empecilhos. Apesar de não ter dado as caras aqui, a produção da tangerina suicida não parou. Vários rabiscos acumulados pra postar, sendo alguns em processo de arte-finalização, fora algumas matérias bacaninhas que acho que podem acrescentar mais alguma coisa nesse sitezinho furreca, como o documentário a respeito dos bastidores da dublagem que eu e meu grupo lá da faculdade conseguimos finalmente editar, e em breve estará em processo de “youtubezação” (credo palavra horrível).

Bom, deixando enrolação, vamos ao tópico : Mestres Kamikazes.

Apesar do título nada criativo e pífio, foi uma idéia que tive para tentar dar enfoque sobre a biografia de alguns mestres da animação, cujas colaborações foram fundametais para a história desta mídia que tanto amo. Poderia começar aqui por pioneiros da era pré-Disney, ou até ele próprio incluindo os tão consagrados "9 old men", contudo quis começar por um gordinho careca totalmente insano que me inspira até hoje em meus rabiscos: Tex Avery

Frederick Bean "Tex" Avery, nasceu na cidade de Taylor, Texas em 1908. Começou sua carreira ainda nos tempos de escola, desenhando tirinhas cômicas, quando teve a oportunidade de cursar a Chicago Art Institute num certo verão. No início da déc. de 30, mudou-se para Califórnia em busca de emprego (lembrando que nessa época Hollywood ainda estava se consolidando como a "Meca" do mercado audiovisual americano), e foi introduzido ao ramo de animação, como ilustrador de cenários dos estúdios Walter Lantz (criador do Pica-Pau, mishirikada).

Nos estúdios Lantz, Tex se destacou-se rapidamente e em pouco tempo migrou para a Warner Bros. onde trabalhou com 2 lendas da animação, Bob Clampett e Chuck Jones (foda!!!). Foi nesse curto tempo (1935-1941) como diretor e animador na WB que surgiram alguns personagens que até hoje nos encantam na telinha, tais como Gaguinho (Porky Pig) , Pernalonga (Bugs Bunny), Patolino (Daffy Duck), Hortelino (Elmer J. Fudd), resumindo : os primeiros Looney Tunes, ainda nos curtas da série Merrie Melodies, produzidos por Leon Schlesinger.

Com uma assinatura praticamente única os trabalhos de Tex Avery destoavam-se das demais animações (que geralmente seguiam o padrão de histórias Disney). Tex era como certeza o "mestre jedi" ao elaborar gags (piadas) visuais rápidas e inusitadas, sempre recheadas com uma linha humor debochada com direito a bigornas, pianos, explosões, sex appeal e pancadas das mais variadas.

Porém, sua total liberdade criativa, foi dentro dos estúdios da MGM, graças ao produtor Fred Quimby, onde teve a oportunidade de criar suas obras mais sarcásticas como Screwy Squirrel (O Esquilo Maluco), e clássico dos clássicos, Droopy.

Posteriormente, no seu reingresso aos estúdios Lantz, Tex ainda criou pérolas como o Picolino (Chilly Willy), o pinguim esfomeado a lá Chaplin que infernizava o pobre São Bernardo Smedley.
Vale lembrar também o ratinho pré-histórico,Cavernoso, que aprontava boas com o Dino, dos Flinstones, em uma breve série paralela produzida pela Hanna-Barbera no final dos anos 70 e que não teve muito impacto por aqui.

Infelizmente, nosso gordinho caricato morreu em agosto de 1980, todavia deixando um legado que está presente até hoje em muitas animações, mesmo que de forma discreta já que os cartoons infelizmente presenciam de uns tempos pra cá, a era do "politicamente sacal e correto". Caras como John Kricfalusi, por exemplo, abusa e muito do modo "Tex" de ser em suas criações.

Pra encerrar, deixo aqui postado, um dos desenhos que mais curto, Magical Maestro, toscamente homenageado com uma ilustração minha no início do tópico (assistam o vídeo e entenderão o porquê do "ula-ula" hehehe):




PS: para os interessados vai uma arqueologia do Youtube : Documentário sobre Tex Avery, dividido em 5 partes. Pra quem tiver saco de assistir, deixo aqui os links (eu recomendo,claro) :

PARTE 1 : http://www.youtube.com/watch?v=QQkUmkWhXQY
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=5b9lRwnCzIc
PARTE 3 : http://www.youtube.com/watch?v=22yvTHajEE4
PARTE 4 : http://www.youtube.com/watch?v=NOEXa0xyF9o
PARTE 5 : http://www.youtube.com/watch?v=Y3KzeDVMcfQ


That´s All, Folks !

14 comentários:

Fernando Zarur Brandi disse...

e o Glen Keane??
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

vale lembrar também que no filme do máscara, na cena em que ele ve Cameron Diaz ele representa praticamente tudo o que o lobo de Tex fez

Mishirika Kamikaze disse...

Putz pode crer ! Aquela cena é clássica. Po valeu por me lembrar do Glen Keane hehehe. Tenho que bolar mais tarde uma resenha sobre ele tb hehehe.

ByVJ disse...

Boa! hehehe
Esse cara eh mto bom tb... eutenho uma história pra animar meio q me baseando nele mesmo! saum mto boas as gags dele

O desenho ficou maneirissimop.... soh tow meio q estranhando um poko esse pé direito dele... e... bem eu naum sabia desse seu lado.... vc pinta as unhas dos pés de rosa cara?!?!?!
hhehehehe
abraço!

Mishirika Kamikaze disse...

Vai a merda victor huahuaua! Pois é a construção do pé saiu um pouco a desejar mesmo... hora de rever meu livrinhos de figura humana hehehehe (ou quem sabe voltar a frequentar as aulas do Bandeira) hehehee.

tima disse...

uhauhauhauuaua nossa adorei

ana disse...

ula ula de lá
quebra quebra daqui
é o tchan no havaí.

já pode substituir a morena do tchan,gus...

com outros atributos tão fenomenais qto os dela.

coisa linda!
vai receber propostas pra posar nu(a) assim!

=)
love you

Mishirika Kamikaze disse...

piradinha... (entendi porra nenhuma rs)

Anônimo disse...

"foolana"
caraca, trocadilho mais sensacional.

gusta, não tenho mais saco pra ficar comentando que seus trabalhos são irados não. mas sempre passo por aqui, viu.

kissa

ByVJ disse...

porra atualizei lah o meu... dah uma olhada!

ana disse...

obrigada pelo "sensacional"

pro gustavo é só loucura mesmo =)

=)
tudo de bom pra nós.
beijos.

Anônimo disse...

Hehehe, muito bom, Gus!

Unknown disse...

Oieeeeeeeee!
Passando p dizer q seus desenhos são F-O-D-A-S!!!!!!!
Tudo bem q anda roubando (vc ou seus amigos-rsrsrs)bonequinho palito por aí...mas vc parece ser gente finíssima!
Bom te conhecer!
Bjão da Feia!:P

Anônimo disse...

Tex Avery eh o mestre não adianta..ele é meu diretor favorito e fez os meus filmes favoritos tb...ele é o mestre sem comentários...
Gustavo está de parabéns por toda a arte no blog e pelas resenhas...o garota tah praticamente um jornalista de animação...aHuahuHAUhauhUAHuha
Abração lek!
sucesso!

Mishirika Kamikaze disse...

....O "garota"?!....deixa quieto.