sábado, 26 de maio de 2007

Rabisketch


Indo na onda do Leo sobre super-heróis, posto aqui uma versão minha da supergirl/supermoça, personagem da qual só fui conhecer um pouquinho mais ao ler o artigo do meu chapa e ao assistir alguns episódios da série animada da JLA (Liga da Justiça), que era exibida no Cartoon Network/SBT.

Parada bem simples : Desenho em col eraser , grayscale no photoshop (seguido de alguns ajustes de brilho e contraste) e colorização rápida no multiply. Fiz agora a pouco, lembrando a mishirikada, que enquanto o zé roela do irmão do Maurício não trouxer minha tablet na muamba dele quando voltar dos EUA, o acabamento no que se refere a iluminação/volume dos meus desenhos fica um pouco a desejar (peço desculpas pelas linhas tremidas ou meio "biscoitadas" ao pintar, mas meu mouse não anda de bom humor, sei lá o que tá havendo). Prometo que reedito a imagem com maior tratamento assim que puder.

Ah e outro aviso aos navegantes: Os traços "sujos" no desenho não condizem com falta de limpeza no desenho (ou seja, não foi preguiça minha). Foi propostial, pois curto acabamentos rústicos de alguns artistas e humildemente a besta aqui tenta fazer parecido :)


Inté mulambada !





quinta-feira, 24 de maio de 2007

Arquivo Kamikaze : Pirates of Dark Waters


" Pelos 20 mares de Mer!!! Maldito seja, filho de Primus! "
















Coé cambada! Em clima de Piratas do Caribe, que tal uma das séries animadas mais fodas que já marcaram presença na telinha? Estou falando é do clássico THE PIRATES OF DARK WATER , conhecido aqui como “ PIRATAS DAS ÀGUAS SOMBRIAS”, obra-prima da Hanna-Barbera, e que deu as caras aqui na terrinha, muito antes do nosso querido beberrão Jack Sparrow velejar com o lendário Pérola Negra atrás do coração do Davy Jones !

Piratas do que? Cuma?? Ai cacete....! Ok, malditos cães sarnentos , deixem que o velho lobo do mar conte melhor sobre essa joça , arn! Acho que alguns devem se lembrar do desenho por causad os saudosos tempos dos consoles 16-bit, já que a série derivou um jogo irado pra Snes e Mega Drive, muito badalado na época (eu tinha essa porra hehehe).

A animação foi ao ar nos Estados Unidos em março de 91 pela ABC, em uma mini-série de 5 episódios e que posteriormente se tornou fixa na grade da emissora, onde rendeu mais uns 20 e poucos capítulos e infelizmente cancelada sem final ( mal da caverna do dragão... é só diminuir um pouco o ibope que os executivos logo guilhotinam coisas boas...). Nela, Ren, um jovem guarda de farol no mundo-fantasia de Mer, descobre ter direito ao trono do reino de Octopon, outrora a mais esplendorosa nação dos 20 mares.
Todavia, para que seu destino se cumpra, Ren precisa destruir a maior ameaça de seu planeta: as mortais águas sombrias, uma meleca preta que fica boiando e destruindo tudo por onde passa.

Junto de sua tripulação, composta pela sexy e intrépida Tula (dãã o par romântico dele), o esquentado pirata Ioz e o pássaro-macaco (hein) chamado Needles, o corajoso príncipe-pirata deverá achar os 13 tesouros perdidos para por fim a perdição de seu mundo, disposta numa espécie de profecia à lá “Tolkien” (que no caso só me lembro em inglês):

Thirteen Treasures of ancient time,
thirteen lessons of Rul in rhyme.
To find the jewels in secret places,
follow where the compass faces.
If returned from the shore beyond,
a new day dawns for Octopon.
But if they fall into evil hands,
darkness descends on all the lands.
For these riches, two shall vie
in the realm of dark water where the treasures lie.


E pra piorar as coisas, tem o obeso e terrível capitão Bloth; pirata sangüinário responsável pela morte da família de Ren no passado e que persegue nossos heróis ferrenhamente, abordo da sua colossal nau conhecida como Maelstorm, onde mantém aprsionado uma espécie de “Kraken”, chamado Constrictus.

Pra não passar batido sem desenho algum, deixo aqui um sketch de última hora. Trata-se de uma releitura visual do Ren a partir do modelo original. Sketch em col eraser e arte-final safada no multiply (assim que chegar o meu tablet prometo a vocês que a coisa começa a evoluir). Tentei por a paleta de cores mais fiel possível ao personagem, assim como a espadinha quebrada dele q é parte dos tesouros (só me dei conta que esqueci da merda da bússola que carrega consigo, depois de feito, foi malz). Depois eu ponho uma colorização bacana, por enquanto fica na chapada mesmo.













































E pra fechar divulgo o resultado da votação sobre o visual da mishirika : O pavio fica!
Vocês que votaram, sendo assim nada de voltarem atrás hehehehe. E podem ter certeza que até segunda eu posto mais um Mishirika em Cena: Pirates of the Caribbean 3 - At World´s End, savvy ?

- Fogo e enxofre pra vocês, vermes do mar ! :)


sábado, 12 de maio de 2007

Entre mexericas e tangerinas















Desde que finalmente tomei vergonha na cara e criei um blog pra postar alguns trabalhos, fiquei de desenvolver uma identidade que fizesse jus ao título da página.
Rabiscando aqui e ali , cheguei mais ou menos a uma linha de raciocínio bacana. Nesse rascunhão safado , desenhei a famigerada Citrus Reticulata (Mexerica/Tangerina) suicida. Achatei levemente a superfície dela pra não ser confundida com uma laranja, pus um rostinho oriental furioso e famosa faixa cermionial do Império do Sol (que era dada ao piloto kamikaze em um ritual antes de seu último vôo) pra fechar o conjunto. Simples e direto, sem demais firulas.
PORÉM, mostrando o rabisco pra alguns amigos, houve divergências quanto ao seu cabresto . O meu desenho, mostra que na ponta dele, há uma espécie de pavio em chamas, dando a idéia que está prestes a explodir/suicidar-se.
O lance é que parte do povo me disse que isso dá mais idéia de terrorista do que de kamikaze pelo fato de auto detonar ( não sei quanto a vocês, mas os japas na segunda guerra faziam exatamente o que quando jogavam seus aviões em pearl harbor, por exemplo?!!! O puto não se explodia também não??!) .. Já o "lado B" , diz ter captado a idéia.
Pra ficar uma coisa mais democrática e digamos interessante, gostaria de saber da opinião de vocês, meus parcos leitores : O pavio fica ou sai ?
Fiquem a vontade pra decidir, só espero que comentem ou no caso de nenhuma alma viva responder... dou uma de déspota e tasco a bendita mexerica desse jeito mesmo no ar...

Conto com vocês mishirikada!




quinta-feira, 10 de maio de 2007

Mais rabiscos


















Cotinuando aquele papo de ontem posto aqui mais alguns estudos daquele meu trabalho de faculdade.
O interessante nisso tudo é que a parada era apenas pra ser coisa do momento, sem futuras pretensões, mas depois que começei a desenvolver um argumento base pra historinha tomei gosto da coisa.
Quem já viu Undergrads (Os universitários) no adult swim, deve saber que séries sobre a vida no ensino superior em cartoons dá pra render ótimas histórias. O diferencial no meu projeto era adaptar os personagens ao nosso sistema de ensino, com greves, viagem apertada no busão lotado em pleno engarrafamento na Rio-Niterói às 7 da matina (opa esse sou eu hehehe), etc. Por enquanto fica só no papel, mas quem sabe um dia, quando esse mercado escroto daqui tomar vergonha e as panelinhas de animação irem pro quinto dos infernos, eu consigo vender esse peixe?
Voltando a realidade (dura por sinal...), aqui vai uns sketches da personagem Teca (Tereza Cristina), uma alusão que fiz pra aquelas alunas malas, que já querem estagiar na globo ainda no primeiro período, cheias de perfeccionismos e competitividades (fora o ar de nojenta).
Os primeiro sketch apresentado na faculdade (acima), era bem bruto como expliquei no post anterior, a cara de nojo dela ficou legal, porém o corpo tava meio bizarro, sei lá... não gostei. Já no segundo a coisa evoluiu um pouco, porém ainda tava mais Bruno Drummond do que meu próprio traço (po tenham a decência de fazer um desenho baseado em um ilustrador e não copiá-lo na cara de pau né!).
A seguir postei os sketches mais recentes. Procurei explorar mais o visual feminino na Teca, sensualizando de leve seu corpo, mas preservando sua expressão, que ao meu ver ficou boa desde o início. No primeiro desenho à direita, seu visual está mais sexy, contudo eu queria fugir um pouco do figurino dos estudos anteriores dela, então procurei dar um visual mais "RBD" nas suas roupas. A intenção é criar um contraste entre a personalidade dela e sua aparência, motivo o qual ela só vive encalhada hehehe.
















Falei demais, comentem aí cambada! :)

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Estudos


















Postei alguns estudos de um personagem meu desenvolvido para um projeto de faculdade em 2005. Na época a idéia era simular uma sé
rie animada de universitários, mas adaptados a nossa realidade, o personagem em questão é o protagonista, Kadu, estagiotário de design gráfico, mas meio que indeciso ao que realmente quer da vida (qualquer semelhança com personagens "reais" é mera coincidência rs). Os primeiros rascunhos (figura acima) eu fiz influenciado, por traços como do Bruno Drummond, mas como fiz os desenhos meio que na pressa pra fechar o trabalho, eu não assimilei bem o traço e achei esteticamente um personagem duro (fora a péssima paleta de cores).
Então em meados do ano passado ,por um breve momento, retomei meus rascunhos e dei um banho de loja, contudo ainda não achava o dito cujo ainda no model... Havia alguns probleminhas relacionados a construção e arte-finalização, pois as pernas estavam ligeiramente curvas, assim como a mochila não poss
uia uma tridimensionalidade agrádavel em relação ao corpo e a espessura dos traços do contorno externo das pernas não estava bem destacadas em relação ao contorno interno.
Passado um tempinho, resolvi que nesse ano ver se dou um ponto final nisso, mas como minha cabeça é mais dura do que adamantium
, provavelmente irei postar várias versões novas dele até finalmente me mancar. Ainda tenho que reestudar os personagens que compõem a trama, e em breve postarei aqui no Mishirika também.
A seguir o sketch atual do personagem Kadu, ainda no col eraser e sem idéia de cores no momento.


















Bosta no meu Plog :)

terça-feira, 8 de maio de 2007

Esquentando os motores...



















Bom fazendo jus ao blog, cá estou eu postando finalmente alguns rabiscos.
Como ainda tenho muita coisa pra selecionar aqui nas papeladas da minha gaveta de desenhos, sendo que alguns eu pretendo melhorar ou dar uma qualidade gráfica mais interessante, resolvi então postar o zé roela autor desta bodega num momento de profunda falta do que pensar... que foi justamente o aconteceu comigo hoje ao tentar desenhar algo de útil pra mostrar pro povo. Acho que o vazio da minha mente acabou trazendo algo interessante ...
O desenho é simples, foi uma rabiscada rápida que fiz pra inaugurar a página. Espero que gostem. E comentem porra!

Té + people !

segunda-feira, 7 de maio de 2007

O Despejo













Fazendo propaganda descarada, todavia mais do que justa, ao curta "O Despejo", idealizado e dirigido pelo Serginho (Sérgio Glenes), desenhista de mão cheia e também animador.
O filme foi produzido em animação tradicional ou 2d (full animation), em outras palavras: o bom e velho lápis e papel com uma equipe de profissionais talentosos e dedicados.
"Puxassaquismos" à parte, tal curta foi o meu primeiro contato com uma produção realmente de qualidade, onde tive o prazer de trabalhar um pouco como assistente de animação e arte-finalista. É aquele tipo de coisa que você faz, mesmo que ainda esteja no começinho de carreira, acertando ali, errando acolá, estufar o peito com orgulho de dizer que fez parte disso tudo.
De meados de outubro de 2006 até o finalzinho de março deste ano, foram grafites, folhas e muita borra de borracha, mas realmente valeu muitíssimo cada minuto gasto em frente a mesa-de-luz.
O material ainda está sendo editado, porém assim que sair, podem ter certeza que o Mishirika Kamikaze irá divulagá-lo (dãããã, por quê será??! hehehehe)

Valeu pela indicação sr. Paulo Luna (vulgo sonâmbulo hehehe) , te devo essa!


Té + cambada!


http://odespejo.blogspot.com/


domingo, 6 de maio de 2007

Mishirika em Cena : Homem-Aranha 3



















SER EMO OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO.

Homem-Aranha 3, blockbuster mais aguardado do que fila pra transplante renal, depois de muuuuito bafafá finalmente explode nas telonas, com filas quilométricas e críticas pra lá de polêmicas, ou seja: um arranca-rabo / pega-pra-capar sagüinolento entre fãs IDEAL pra começar o Mishirika em cena hehehehe.
Ok cambada, vamos deixando de entretantos e chegando aos finalmentes: Muitos que já assistiram com certeza vão dizer que o roteiro é o "cocô-do-cavalo-do-bandido-que-não-apareceu-no-filme", que é picotado, deveras enrolado, com várias subtramas mal resolvidas,etc.
Bom, realmente eu hei de concordar de que, se comparado aos outros 2 filmes, esse realmente possui uma história mal aproveitada,
sendo de certo modo confusa, corrida e com várias reviravoltas visivelmente feitas em cima da hora (talvez isso remeta diretamente aos comentários de que as filmagens tenham sido feitas em boa parte sem um roteiro definido, enfim...).

Mas mishirikada, porra convenhamos : Por tanta coisa do universo do amigo da vizinhança em míseras 2h e pouca de filme, é uma tarefa hercúlea (ainda mais com uma Sony da vida empurrando rabo a dentro sem dó nem piedade) ! Apesar de quase ser arrombado pelos produtores, Sam Raimi ainda conseguiu fazer bonito na medida do possível sim, com algumas cenas hilárias como, por exemplo, a do Peter dando uma de Emo logo após ter sido possuído pelo simbionte (sacada fenomenal). Embora as gargalhadas uníssonas da platéia dominassem a sala na ocasião, teve muita gente que não entendeu lhufas idéia e achou ridículo. Contudo quem conhece bem o trabalho do Tio Raimi e seu passado com filmes trash (Evil Dead na cabeça cacete! ), saberá muito bem que aquilo tudo não foi feito por mera falta de capricho, pelo contrário! O close grotesco na Gwen ao ser chamada pra dançar pelo Emo Parker resume bem o que eu quero dizer.

Encerrando a primeira resenha do Mishirika em cena, vai aqui um comentário final dito pelo Paulo Antunes em seu site The Firestarter que ao meu ver resume bem algo que tenho a dizer para a galera mais radical :
"Aos nerds mais xiitas, um conselho de amigo. Relaxem esse cuzinho apertado de vocês e divirtam-se, porra!"


Nuff` Said Mishirikada!
(Se Stan Lee falou e todo mundo repetiu no cinema, por quê também não posso né...)


quarta-feira, 2 de maio de 2007

Mexericando !

Fala mexericada ! Permitam que me apresente devidamente (ou pelo menos tentar né?). Meu nome é Gustavo Rodrigues, estudante de design gráfico (outro jeito fresco de dizer que curso desenho industrial com bacharelado em comunicação visual), futuro highlander de minha faculdade do jeito que as coisas andam (é uma loooonga história). Ah sim! Esqueci de mencionar que sou desenhista de animação,onde já estou conseguindo alguns trocados como intervalador e arte-finalista, mas lembrando crianças, que apenas estou apenas engatinhando nessa carreira que tanto curto. Há um bom tempo, ando fuxicando na web blogs de vários camaradas meus, sempre que possível comentando, dando dicas de tópicos bacanas e em boa parte das vezes anotando hehehe. Enfim, essa galera mais a necessidade de expor algum trabalho de minha autoria (leia-se um portifólio básico), me inspiraram a criar o Mishirika Kamikaze (Mexerica Kamikaze). O porquê deste nome? Bom meus caros e futuros leitores, nem eu sei ao certo de onde veio, mas remete à minha infância encapetada com meu irmão, então explicar aqui seria um tanto inútil, contudo o título do blog é simplesmente porquê... eu achei legal :)
Então é isso minha gente! Pretendo aqui postar coisas referentes à cinema de animação,live action,HQ´s , enfim sintam-se a vontade principalmente pra críticas (me linchem em praça pública, joguem piche e cubram-me de penas, mas pelo amor de Deus CRITIQUEM), e se possível me enviem links bacanas, complementos,etc.
Porra falei demais da conta. Por equanto é só pessoal ! Beijundas!