sábado, 30 de junho de 2007

Mestres Kamikazes : Tex Avery











Coé cambada!!! Enfim consegui ter tempo pra retornar ao Mishirika após vários empecilhos. Apesar de não ter dado as caras aqui, a produção da tangerina suicida não parou. Vários rabiscos acumulados pra postar, sendo alguns em processo de arte-finalização, fora algumas matérias bacaninhas que acho que podem acrescentar mais alguma coisa nesse sitezinho furreca, como o documentário a respeito dos bastidores da dublagem que eu e meu grupo lá da faculdade conseguimos finalmente editar, e em breve estará em processo de “youtubezação” (credo palavra horrível).

Bom, deixando enrolação, vamos ao tópico : Mestres Kamikazes.

Apesar do título nada criativo e pífio, foi uma idéia que tive para tentar dar enfoque sobre a biografia de alguns mestres da animação, cujas colaborações foram fundametais para a história desta mídia que tanto amo. Poderia começar aqui por pioneiros da era pré-Disney, ou até ele próprio incluindo os tão consagrados "9 old men", contudo quis começar por um gordinho careca totalmente insano que me inspira até hoje em meus rabiscos: Tex Avery

Frederick Bean "Tex" Avery, nasceu na cidade de Taylor, Texas em 1908. Começou sua carreira ainda nos tempos de escola, desenhando tirinhas cômicas, quando teve a oportunidade de cursar a Chicago Art Institute num certo verão. No início da déc. de 30, mudou-se para Califórnia em busca de emprego (lembrando que nessa época Hollywood ainda estava se consolidando como a "Meca" do mercado audiovisual americano), e foi introduzido ao ramo de animação, como ilustrador de cenários dos estúdios Walter Lantz (criador do Pica-Pau, mishirikada).

Nos estúdios Lantz, Tex se destacou-se rapidamente e em pouco tempo migrou para a Warner Bros. onde trabalhou com 2 lendas da animação, Bob Clampett e Chuck Jones (foda!!!). Foi nesse curto tempo (1935-1941) como diretor e animador na WB que surgiram alguns personagens que até hoje nos encantam na telinha, tais como Gaguinho (Porky Pig) , Pernalonga (Bugs Bunny), Patolino (Daffy Duck), Hortelino (Elmer J. Fudd), resumindo : os primeiros Looney Tunes, ainda nos curtas da série Merrie Melodies, produzidos por Leon Schlesinger.

Com uma assinatura praticamente única os trabalhos de Tex Avery destoavam-se das demais animações (que geralmente seguiam o padrão de histórias Disney). Tex era como certeza o "mestre jedi" ao elaborar gags (piadas) visuais rápidas e inusitadas, sempre recheadas com uma linha humor debochada com direito a bigornas, pianos, explosões, sex appeal e pancadas das mais variadas.

Porém, sua total liberdade criativa, foi dentro dos estúdios da MGM, graças ao produtor Fred Quimby, onde teve a oportunidade de criar suas obras mais sarcásticas como Screwy Squirrel (O Esquilo Maluco), e clássico dos clássicos, Droopy.

Posteriormente, no seu reingresso aos estúdios Lantz, Tex ainda criou pérolas como o Picolino (Chilly Willy), o pinguim esfomeado a lá Chaplin que infernizava o pobre São Bernardo Smedley.
Vale lembrar também o ratinho pré-histórico,Cavernoso, que aprontava boas com o Dino, dos Flinstones, em uma breve série paralela produzida pela Hanna-Barbera no final dos anos 70 e que não teve muito impacto por aqui.

Infelizmente, nosso gordinho caricato morreu em agosto de 1980, todavia deixando um legado que está presente até hoje em muitas animações, mesmo que de forma discreta já que os cartoons infelizmente presenciam de uns tempos pra cá, a era do "politicamente sacal e correto". Caras como John Kricfalusi, por exemplo, abusa e muito do modo "Tex" de ser em suas criações.

Pra encerrar, deixo aqui postado, um dos desenhos que mais curto, Magical Maestro, toscamente homenageado com uma ilustração minha no início do tópico (assistam o vídeo e entenderão o porquê do "ula-ula" hehehe):




PS: para os interessados vai uma arqueologia do Youtube : Documentário sobre Tex Avery, dividido em 5 partes. Pra quem tiver saco de assistir, deixo aqui os links (eu recomendo,claro) :

PARTE 1 : http://www.youtube.com/watch?v=QQkUmkWhXQY
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=5b9lRwnCzIc
PARTE 3 : http://www.youtube.com/watch?v=22yvTHajEE4
PARTE 4 : http://www.youtube.com/watch?v=NOEXa0xyF9o
PARTE 5 : http://www.youtube.com/watch?v=Y3KzeDVMcfQ


That´s All, Folks !

Tex Avery

Coé cambada!!! Enfim consegui ter tempo pra retornar ao Mishirika após vários empecilhos. Apesar de não ter dado as caras aqui, a produção da tangerina suicida não parou. Vários rabiscos acumulados pra postar, sendo alguns em processo de arte-finalização, fora algumas matérias bacaninhas que acho que podem acrescentar mais alguma coisa nesse sitezinho furreca, como o documentário a respeito dos bastidores da dublagem que eu e meu grupo lá da faculdade conseguimos finalmente editar, e em breve estará em processo de “youtubezação” (credo palavra horrível).

Bom, deixando enrolação, vamos ao tópico : Mestres Kamikazes.

Apesar do título nada criativo e pífio, foi uma idéia que tive para tentar dar um breve enfoque sobre a biografia de alguns mestres da animação, cujas colaborações foram fundametais para a história desta mídia que tanto amo. Poderia começar aqui por pioneiros da era pré-Disney, ou até ele próprio incluindo os tão consagrados "9 old men", contudo quis começar por um gordinho careca totalmente insano que me inspira até hoje em meus rabiscos: Tex Avery

Frederick Bean "Tex" Avery, nasceu na cidade de Taylor, Texas em 1908. Começou sua carreira fazendo tirinhas no jornal da sua escola, quando teve a oportunidade de cursar a Chicago Art Institute, durante o verão. No início da década de 30, mudou-se para a Califórnia (que na época estava começando a se tornar a "Meca" do mercado audiovisual americano), onde trabalhou como ilustrador de cenários para Walter Lantz (criador do Pica-Pau).

Nos estúdios Lantz, Tex foi apresentado ao processo de animação, onde rapidamente destacou-se, migrando posteriormente para a Warner,onde trabalhou com 2 feras do ramo, Chuck Jones e Bob Clampett.

Foi durante sua estadia na WB como diretor, que surgiram os primeiros personagens que deram origem aos Looney Tunes. Gaguinho (Porky Pig), Pernalonga (Bugs Bunny), Patolino (Daffy Duck), Tweety and

segunda-feira, 18 de junho de 2007

SEMANA INFERNAL !!


















Lá se foi mais uma semana caótica sem sequer ter tido tempo de postar coisa alguma aqui no Mishirika. Peço desculpas pela ausência, mas esse semestre na faculdade, puta que me pariu, tá de matar qualquer um!
Eu sei que sempre final de período pra qualquer universitário é um "Deus-nos-Acuda", mas porra esse em específico tá sinistro de estressante.
De 7 matérias, 6 são praticamente insuportáveis, gerando zero de motivação e alguns professores que misericórdia...
Deixando de conversa fiada e pra não deixar essa semana em branco, posto aqui um rabisco do meu atual estado no final do semestre. Coisa simples, apenas com um tratinho ligeiro no CS2, feito às pressas no tempinho que deu.
Se der tempo termino alguns desenhos que já estão em processo de arte-finalização.
Quantos aos meus "amados" professores malas a hora de vocês há de chegar! Que as chamas profanas da morada de Hades, cozinhem suas carcaças imundas, para assim milhares de homúnculos pustulentos saciarem-se de cada pedaçinho indigesto de vocês à medida que suas almas se perdem nas àguas do nefasto Styeges rumo ao limbo, seu miseráveis!!!

Ah... tenham um bom restinho de segunda :)

Arte em col-eraser

terça-feira, 5 de junho de 2007

O enigma de postar um video decifrado

Depois de passar um bom tempo quebrando a cabeça em como postar vídeo nessa merda,cá estou eu estreando meu primeiro videozinho (putz tava tão na cara...). Então lá vai algo "suave e tocante" aos corações mais sensíveis hehehehe
Cortesia do Flavio! Espero que curtam :)
PS: a animação não é minha => made in youtube

domingo, 3 de junho de 2007

Pelas ceroulas de Zeus !















Final de semana chuvoso e entendiante. Após quase voltar nadando pra casa, sábado, depois de gravar um documentário decente pra faculdade (isso é tema pra outro post mais a frente...), resolvi jogar God of War 2 no Titan Mode já que literalmente não tinha porra nenhuma pra fazer ainda mais sem um vintém no bolso...

Ai ai... nada como uma boa dose de adrenalinda, bestas mitológicas, trilha sonora do caralho, mulheres seminuas, sangue, tripas, caos e um roteirinho bem bacana pra alegrar qualquer hobbit marrento e careca que nem eu, hehehe...

A figurinha ilustrada (acima), chama-se Kratos, protagonista do tal joguinho que recomendo pra menores de 18. Personagem totalmente cavalgadura, deus da guerra decaído (após matar seu antecessor, Ares), volta neste novo game mais sedento de vingança devido a algumas sacanagens cometidas por Zeus e o Panteão. Com uma ajudinha dos meus amigos, ando fuçando mais o photoshop e correndo atrás do tempo perdido. Valeu pelo help Victor.

Evitei nessa ilustra abusar nos efeitos. Tentei adicionar umas manchas de sangue, e escoriações típicas do personagem, mas preferi optar pela textura chapada mesmo apenas dando um tchã no fundo pra destaque. A construção do desenho não é uma das melhores que eu fiz recentemente... o lance das correntes da Blade of Chaos (os "cutelos do tinhoso" que o careca empunha) me deram trabalho até porquê faz muito tempo que não dou uma de MacFarlane em seus orgamos ao desenhar as correntes do Spawn (se bem que nunca fui fã do traço dele...muitos aqui vão me esganar depois disso hehehe). A inclinação das lâminas podiam ter mais destaque encobrindo um pouco as mãos... pelo menos eu acho. O mesmo pra base das pernas, que mesmo pro estilo de cartoon " corpo grande, pés pequenos" ainda tá um pouco a desejar ...


Abaixo está o original feito no col erease vermillion, só pra constar.














Beijundas !